Monitoramento no uso da Internet


imagen serviços

Pesquisa recente realizada pela QualiBest observou que 24% dos trabalhadores com acesso a Internet perdem mais de 30 minutos por dia, abrindo sites desnecessarios e emails pessoais.

Isto significa uma perda de produtividade diária de no mínimo 7%.

Para uma empresa com 50 terminais de acesso, com salários médios de R$ 1.000,00, este custo pode ultrapassar milhares de reais em 1 ano. Isso sem contar os rendimentos provenientes dessas horas se fossem devidamente trabalhadas.

Através desta necessidade de mercado, a SMACOM Informática oferece um Servidor de Internet linux que permite ao administrador monitorar o uso da Internet fornecendo relatórios de acesso aos serviços. Com estes relatórios, é possível concluir com exatidão como a internet está sendo utilizada pelos funcionários em sua empresa, ajudando o administrador na tomada de decisões.

Principais vantagens oferecidas pelo servidor de Internet linux

• Gerenciamento e Política de Acesso por Usuário
Permite determinar qual usuário terá acesso a Internet e quais sites estão proibidos a ele, podendo também, ser definido para todas as estações.

• Área Restrita
Permite disponibilizar páginas, relatórios, planilhas, tabelas e arquivos para download, para pessoas previamente autorizadas. Exemplos: tabelas de preços, relatórios, planilhas de custo, etc.

Possui sistema de segurança protegendo a rede interna contra invasões e acessos indevidos, criando regras para usuários. Entre os principais filtros, estão:

• Gerenciamento de Acesso a Web
Permite visualizar todos os acessos efetuados por usuários na Internet, sabendo o tempo de acesso, uso de cache, tamanho de downloads, além de controlar os acessos efetuados, por usuários, reduzindo assim, os acessos indevidos e improdutivos.

• Política de navegação
Permite cadastramento de sites que deverão ser bloqueados, como sites eróticos, música, bate-papo, entre outros.

• Skype
Permite habilitar ou desabilitar o uso deste aplicativo na rede interna.

• Bloqueio de arquivos em anexo, por extensão
Em alguns casos os antivírus ainda não possuem vacina para um vírus novo, por isso, criamos a ferramenta de bloqueio de e-mail, à qual possibilita ao administrador do servidor definir quais extensões de arquivos anexos aos e-mails serão bloqueados para determinados usuários. Por exemplo: digamos que o usuário [email protected] esteja com as extensões “.exe” e “.vbs” bloqueadas e que alguém tente enviar um e-mail para este usuário com um arquivo de extensão “.exe” anexado. Este e-mail não chegará ao seu destinatário, porém, o remetente e o destinatário receberão uma notificação sobre o e-mail que foi bloqueado. Com isso, os vírus anexos com extensões .bat, .pif, .exe, entre outros, serão bloqueados pelo servidor.

• Filtro de e-mail
Permite filtrar determinados assuntos de e-mail, evitando spam e vírus, que ainda não possuem vacina. Para isto, deverá ser informado qual assunto deverá ser bloqueado.

• Cache
Para aumentar a velocidade dos acessos, otimizando o uso da Internet, habilitamos um servidor de Cache que guarda as informações acessadas na rede interna. A partir daí, todos os acessos realizados serão pesquisados nesta área, e se acaso não houver nenhuma atualização da página solicitada, o servidor apresentará o local desta página, reduzindo o uso do link.

Entre em contato com a SMACOM Informática, escolha a melhor solução para sua empresa.

Consulte também outras soluções que podem ser integradas ao servidor de internet: FTP, E-mail, Anti Spam, VPN, dentre outros.